top of page
Monografia ou TCC?
Todo curso de graduação deve exigir um trabalho final aos seus alunos para que o curso possa ser concluído e os mesmos se formarem. Aí entra o que é chamado de TCC, o famigerado Trabalho de Conclusão de Curso. O TCC normalmente é desenvolvido e apresentado no último ano ou semestre do curso e todo aluno deve ser aprovado no TCC para que se forme. De certa forma, o TCC é como se fosse mais uma das disciplinas que todo aluno deve participar e ser aprovado para que possa obter o certificado de conclusão. 
Além da Graduação normal, o TCC também é frequentemente exigido para a conclusão de cursos de Pós-Graduação, MBAs, cursos técnicos, entre outros. Cada universidade ou instituição possui suas próprias regras e exigências para o TCC. Na maioria delas o TCC deve ser feito individualmente, em algumas faculdades é aceito o trabalho em grupo, sendo sempre acompanhado e orientado por um professor responsável.
Apesar de a definição de o que é TCC ser sempre a mesma, devemos considerar que existem vários tipos de TCC, e são eles:
  • Monografia.
  • Artigo Científico.
  • Relatório de Estágio.
  • Tese para Doutorado.
  • Dissertação para Mestrado.
 
Já uma Monografia é uma dissertação sobre um conteúdo específico de um mesmo assunto ou sobre assuntos relacionados, geralmente escrito apenas por uma pessoa. É o principal tipo de texto científico, ou seja, é um trabalho acadêmico que apresenta o resultado de uma investigação pouco complexa sobre um tema único e bem delimitado.
A  maior dúvida dos alunos com relação à Monografia é como estruturar este trabalho de forma simples e rápida. Para isso, é necessário entender que ele é composto por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Conhecendo-os fica muito mais fácil estruturá-los e desenvolvê-los posteriormente. 
Os elementos pré-textuais são basicamente a capa, a folha de rosto e a ordenação de páginas preliminares (dedicatória, agradecimentos, resumo, sumário, lista de figuras e afins e de abreviações). Já os elementos textuais possuem toda a base textual, ou seja, se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão. Para finalizar os elementos pós-textuais contam com as notas, lista de referências bibliográficas, anexos e apêndices. 
Ficou ainda com alguma dúvida sobre o assunto? Ou precisa de uma correção ou formatação? Entre em contato comigo pelo e-mail adri123banco@gmail.com ou pelo whatsapp 11 993245190 / 19 993509521. 
 
bottom of page